Beyoncé é filha de Mathew Knowles um produtor musical conhecido por produzir e empresariar o seu grupo Destiny's Child, e Tina Beyoncé, figurinista e estilista de cabelo. O seu pai é afro-americano e sua mãe é crioula da Luisiana. Sua irmã Solange Knowles também é cantora, compositora e atriz.

Ela foi educada na escola St. Mary's Elementary School, no Texas, onde se inscreveu em aulas de dança, incluindo o balé e jazz. Seu talento em cantar foi descoberto quando seu instrutor de dança começou a cantarolar uma música e ela acabou acertando as notas altas. Mesmo sendo uma menina tímida, começou a participar de vários shows de talentos na escola. Depois que superar a timidez, decidiu se tornar uma cantora.

Aos sete anos ganhou um prêmio de mérito escolar pela versão da canção Imagine de John Lennon, música que ela cantou no show de talentos e foi aplaudida de pé. Também aí começou a ganhar a atenção da imprensa por ter sido mencionada no jornal Houston Chronicle, nomeada como candidata da região para o prêmio de artes The Sammy.

Em 1990, matriculou-se na escola de música Parker Elementary School, onde ela cantava com o coral da escola. Também já foi aluna da High School for the Performing and Visual Arts e depois da Alief Elsik High School. Na sua igreja era solista do coro, no qual cantou por dois anos, porque ela estava preocupada com a sua nova carreira. Com nove anos de idade, Kelly Rowland e ela fizeram um teste para um grupo de meninas; logo depois elas entraram em um grupo de rap e dança chamado Girl's Tyme, formado por seis garotas.

O grupo Girl's Tyme foi levado a um estúdio no norte da Califórnia para gravações. A voz principal do grupo era a de Beyoncé, pois os produtores achavam que ela tinha potencial para cantar. Apesar dos esforços para assinar com uma grande gravadora, o grupo não se tornou um grande sucesso. Mesmo sem conseguir, Beyoncé não desistiu da carreira, depois de saber que cantores de música pop como Britney Spears e Justin Timberlake tinham passado pela mesma experiência.

Para gerenciar o grupo, o pai de Beyoncé deixou o trabalho em 1995 para dedicar-se inteiramente à carreira da filha.

Em 1999, Beyoncé fez um dueto com o seu colega de gravadora Marc Nelson, cantando a música "After All Is Said and Done" para a trilha sonora do filme "O Melhor Homem". Em 2000 ela assinou um contrato de três álbuns com a Columbia Records como cantora solo, nesse mesmo ano ela fez uma parceria com a rapper "Amil" na música "I Got That".

No início de 2001, ela fez o papel principal do filme Carmen: A Hip Hopera da MTV, ao lado do ator americano Mekhi Phifer. Em 2002, ela co-estrelou o filme Austin Powers e o Membro de Ouro com o ator Mike Myers. A música Work It Out faz parte da trilha sonora do filme e foi o primeiro single solo de Beyoncé.

Em 2003, ela atuou com o ator americano Cuba Gooding Jr. no filme Resistindo às Tentações e gravou várias músicas para a trilha sonora, fazendo parceria com Missy Elliott, MC Lyte e Free na música Fighting Temptation. Nesse mesmo ano, ela fez uma parceria com Jay-Z na música '03 Bonnie and Clyde. Ela também gravou a música Sexy Lil' Thug, uma nova versão da música In da Club do 50 Cent lançada em março de 2003.

Ainda em 2003, Luther Vandross e Beyoncé regravaram a música The Closer I Get to You, que foi originalmente gravado por Roberta Flack e Donny Hathaway em 1977. Essa canção está no primeiro álbum solo de Beyoncé Dangerously in Love e no décimo terceiro álbum de Luther, Dance with My Father, ambos de 2003.

Free Web Hosting